quinta-feira, 12 de março de 2009

Excomunhão e contradição



Por Jéferson Dantas


No estado de Pernambuco, uma menina de 9 anos foi violentada sexualmente pelo padrasto e engravidou de gêmeos. Em tal situação (estupro), levando-se em conta a idade da menina e para não colocar em risco a vida da mãe, o aborto é uma ação legalmente aceita no Brasil. Todavia, o reacionarismo clerical condenou/abominou tal atitude e excomungou a família e a equipe médica responsável pelo aborto. O porta-voz da condenação medieval foi o bispo de Olinda e Pernambuco, tendo suas declarações acolhidas imediatamente pelo Vaticano.

Durante mais de oito séculos a Igreja Católica comandou uma verdadeira caçada aos intelectuais e às mulheres ditas ‘diferentes’, ou seja, que não se enquadravam em seus preceitos eivados de ignorância e revanchismo. Em pleno século 21 o ranço medieval volta à carga com a infeliz declaração do bispo. Curioso e contraditoriamente, o papa Bento 16 afirmou ontem (dia internacional da mulher) que todas as mulheres do mundo sejam respeitadas em sua dignidade e potencialidade. No caso da menina pernambucana, pobre e vítima de violência sexual, o respeito à sua dignidade, pelo visto, passa ao largo.

Nenhum meio de comunicação razoavelmente digno de receber esta alcunha, eximiu-se de divulgar o caso e reprovar o tresloucado gesto do bispo, possivelmente alheio aos dramas humanos e o que significa para a saúde de uma criança de 9 anos estar grávida. É a mesma Igreja que condena as pesquisas em células-troco para salvar vidas e o uso de contraceptivos nos países miseráveis da África. Sem dúvidas, um episódio que expõe o anacronismo de uma instituição nefelibata.


[

4 comentários:

Bianca Melyna disse...

Caro amigo,

Mudei de endereço: http://www.starlightsroom.blogspot.com/

Abraço!

Leo disse...

Achei fantástico o seu texto, a igreja católica precisa evoluir.

A Homilia disse...

Sempre com a lucidez de causar inveja!!! A igreja? Não... o Jeff.
Parabéns!

Anônimo disse...

Meu querido..Primeiramente sobre o bispo que você cita no seu Blog, ele é doutor em Direito,ou seja,saiba mais sobre as pessoas que comenta nele,pois isso é juízo de valor.E o aborto no Brasil NÃO É CONSIDERADO LEGAL,apenas é permitido em situações conforme a reza o art.128 do CP(código penal) inciso I e II da Legislação Brasileira.Não quero levantar a bandeira de nenhuma religião aqui(aliás nem sou católica e nem vem ao caso a minha religião),mas não acho justo o seu PRÉ-JULGAMENTO das pessoas que não conhece.Sugiro que LEIA MAIS ANTES de expor as suas infundadas opiniões no caso citado.
Desde já obrigado pela sua atenção.
VIVA A IDADE CONTEMPORÂNEA!!!