quinta-feira, 23 de maio de 2019

A EDUCAÇÃO É UM DIREITO!


A educação pública é um direito inalienável, portanto, não pode ser compreendida como uma mercadoria, além de ser um bem comum. Em outras palavras, a educação em seus diferentes níveis e modalidades de ensino representa a mais valiosa herança civilizatória de uma nação. São pelas instituições públicas que gerações inteiras se apropriam do conhecimento científico de forma sistematizada, onde escolas e instituições de ensino superior por meio de seus professores e corpo técnico/pedagógico se responsabilizam por processos formativos discutidos permanentemente. Daí se supor que uma nação que prescinde de educação e de seus professores comete um grave crime de lesa-pátria!

Embora todo o empenho e energia bolsonaristas venham demonstrando por meio de ações práticas (cortes orçamentários nas instituições federais de ensino superior, desqualificação social do magistério e imprudentes agressões à juventude escolarizada) que a educação pública é desnecessária, sabe-se que o desenvolvimento social de um país, fatalmente, passa pelas creches, escolas de educação básica, cursos técnicos profissionalizantes e universidades. Os recursos investidos – que não podem ser confundidos com ‘gastos’ públicos – em ensino, pesquisa e extensão transformam de maneira qualificada a vida de milhões de pessoas, notadamente crianças e jovens. Defender o direito à educação, portanto, é um princípio basilar da res publica!

Cada vez que a educação pública é atrozmente atacada quem sofre as consequências é a população brasileira, sobretudo aquela das camadas mais empobrecidas do tecido social. Logo, o anti-intelectualismo e a ignorância levadas às últimas consequências corroboram tão somente para uma imagem invertida do que seria um país efetivamente soberano. O representante do Poder Executivo não só pesa a mão com declarações desastrosas como demonstra de maneira límpida que não está à altura do cargo que ocupa!