segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Os rumos da educação em Santa Catarina

Jéferson Dantas â



Confesso que, por um instante, fiquei na expectativa da nomeação do novo secretário de educação em Santa Catarina. Uma apreensão típica de quem acredita numa surpresa positiva para um terreno tão estratégico como é o campo educacional. A nomeação de Paulo Bauer, entretanto, traz-me más lembranças e gostaria de refrescar um pouco a memória do(a) leitor(a).

Durante a greve do magistério no primeiro semestre de 2000, o então vice-governador, Paulo Bauer, fez coro ao presidente da assembléia legislativa daquele período, Gilmar Knaesel, classificando os educadores catarinenses como baderneiros. O cuidado e a lisura com que o agora nomeado secretário de educação, - que se diz preocupado com a qualificação dos educadores - contrasta, fortemente, com o vice-governador da “oposição” de seis anos atrás. Na estratégia utilizada pelo atual governo catarinense, numa aliança que tem como tripé PMDB, PFL e PSDB, fica difícil discernir quais critérios foram ou estão sendo utilizados para acalmar os ânimos na luta por cargos públicos de destaque. Afinal, a pasta da educação representa 30% do orçamento do Estado. Em síntese, o novo secretariado estadual é fruto de um arrivismo desmedido, onde as questões estruturais e as áreas de investimento revelam-se como acertos políticos inquestionáveis.

O embate na área da educação é e sempre será legítimo, assim como as conquistas do magistério público ao longo do processo democrático em construção neste país. Então, o que esperar de um secretário que chama os educadores de baderneiros de forma generalizada? O que esperar de um governo que adota, claramente, a estratégia do toma-lá-da-cá para poder administrar sem sobressaltos e com o mínimo de oposição possível? Deste modo, se alimentei alguma expectativa em relação aos rumos da educação no Estado, esta se esvaiu rapidamente. Logo, melhor estar atento ao que virá!

â Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da rede municipal de ensino em São José/SC. Pesquisador do GTEC - Grupo de Trabalho - Estudos do Currículo - da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz E-mail: clioinsone@gmail.com