quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Educadores como intelectuais




Por Jéferson Dantas

Antonio Gramsci (1891-1937), filósofo italiano, reiterava de forma pertinente que todo ser humano é ‘filósofo’ em alguma medida, dada a faculdade de todos pensarem a respeito de um determinado objeto. Transferindo tal compreensão para o campo educacional, parece-nos razoável que os/as professores/as da Educação Básica permitam-se cada vez mais ao exercício do pensamento, tendo em vista as suas ações estratégicas na formação de crianças e jovens. Significa, sobretudo, assumir o compromisso social de educar além das fronteiras instrumentais do conhecimento especializado; romper com a estrutura rígida de um currículo que mais ‘aprisiona’ do que ‘liberta’.
Educadores/as que agregam à sua formação inicial o engajamento social conseguem atingir seus objetivos pedagógicos de forma mais plena; conduzem sua prática no fortalecimento da estima de educandos, politizando o conhecimento científico, sem ficarem trancafiados/as nas redomas da instrução vazia e pragmática. Os instrumentos avaliativos são entendidos como processos não-estanques, onde o que importa é a internalização do que foi mobilizado conceitualmente.
Logo, o/a educador/a é o/a agente particular essencial na mediação de um mundo ceifado pela intolerância, desigualdade e exclusão. A força coletiva dos/as educadores/as é extremamente decisiva na reformulação de currículos rígidos, concorrendo para uma estratégia de implosão lúcida de mecanismos avaliativos arbitrários na educação formal. A educação básica pública, nos moldes em que se encontra, reduz sobremaneira a capacidade de intervenção de educadores e educandos, já que por se tratar de uma instituição eivada de hierarquias tecnoburocráticas (cargos comissionados), acaba por esvaziar sua intencionalidade precípua. Educadores politizados, atuando como ‘intelectuais orgânicos’ nos termos gramscianos, dificilmente sucumbem aos desmandos de políticas públicas que permanecem reduzindo o/a educador/a a um/a tarefeiro/a sem brio, compromisso e voz!

Nenhum comentário: