quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Ofício de historiador


Passado-Presente-Passado

Jéferson Dantas



Se não podemos exigir do passado o que ele não foi, tampouco podemos exercer destemperadamente, a futurologia. O “se” para os historiadores de ofício não existe. Entretanto, foi lá no passado que nos constituímos. Ele – o passado – é a substância do presente, onde lidamos com situações-problema não totalmente resolvidas e que nos servem como subsídios para a tomada de decisões. Na dimensão passado-presente-passado a dialética funciona como interlocutora do vivido e do que precisa ser ainda construído, portanto, exercício permanente de elaboração e reelaboração de aprendizagens significativas.

O passado não silencia e nem condena. Promove, porém, diferentes análises interpretativas do que ficou consagrado em documentos oficiais, livros, cartografias, atas, iconografias ou qualquer outro registro histórico. É justamente aí que reside a importância do passado: não repisarmos as mesmas ações equivocadas ou naturalizarmos a idéia de que tudo já foi dito ou pensado. Para o senso comum a ‘história sempre se repete’; para o pensamento histórico os acontecimentos nunca se repetem da mesma maneira, pois sendo frutos das ações humanas eles nunca podem ser recuperados tal como uma imagem estática, sem ruídos ou rupturas. A dinâmica do ‘pensar a história’ é resultado de indagações que fazemos ao presente, num processo dialógico coerente e constante com o passado.

Nesta direção, ainda que não seja possível recuperarmos o passado tal como ele foi - como ansiavam os positivistas -, podemos dar novos sentidos ao passado, vislumbrar nuanças ofuscadas por julgamentos precipitados. Recontar determinados recortes históricos situados em diferentes e variadas dimensões espaciais/temporais, exige dos historiadores mais do que uma colagem dos fatos; exige, sobretudo, uma mediação permanente, que nunca se esgota ou esbarra na primeira dificuldade pela ausência de fontes. Levando essa aprendizagem para a nossa experiência social mais concreta ou objetiva, o passado tem muito a nos ensinar. O passado é o nosso inventário material-afetivo, refundando metas e novas respostas para indagações supostamente insolúveis. Assim, para problemas semelhantes posicionados no presente, não podemos dar a mesma resposta insuficiente do passado, pois nossa memória social ou a nossa experiência coletiva já não é a mesma; ganhou contornos mais sofisticados e exigentes. Logo, tal como nos ensinou o poeta gaúcho Mário Quintana, ‘o passado não reconhece seu lugar: está sempre presente’.

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