domingo, 29 de janeiro de 2006

Amor & Arte


Somente a arte pode nos dar uma sensação de completude, de transcendência. Seja na literatura, na pintura, no cinema ou na educação. A arte cinematográfica é uma das mais fascinantes obras humanas. Quando os cineastas aprenderam a técnicas de montagem, também aprenderam a contar uma história com as mesmas tensões, permanências e rupturas da vida cotidiana. Com sabedoria, Griffith e Eisenstein tornaram o cinema uma das mais belas criações do gênero humano. E a beleza é a única coisa que nos acende, desperta e motiva. O cinema transforma situações deprimentes em arte e passamos a ressignificar a natureza do 'belo'.
Estou cada vez mais convencido de que o amor é a única forma de nos mantermos vivos e ligados à Gaia. Amar é uma arte. Exige cuidado, paciência, constância, habilidade, ternura, paixão, embate. O amor é a glória! Fiquei comovido com a entrevista do ator Raul Cortez numa das últimas edições da Revista IstoÉ. No fim da entrevista ele fez a seguinte consideração, referindo-se ao poeta Rainer Maria Rilke: "Põe a cabeça no travesseiro e pergunta se você viveria sem escrever". No interior dessa citação, quanta entrega e paixão! Assim como o ator não vive sem atuar, o educador não vive sem educar. E é essa a minha autêntica entrega...minha forma de semear o amor pelo mundo. Quantos sujeitos já passaram pelas minhas mãos? Quantas almas foram tocadas pelas minhas palavras e pelos meus gestos de carinho? Quantos del@s me recompensaram com seus depoimentos carinhosos, sinceros e amorosos? E isso não é pouco. Só o amor é capaz de dar essa medida. Só o amor nos arrebata! Só o amor é capaz de nos construir/desconstruir. O amor é a única virtude. Só ele nos conduz aos verdadeiros enlaces. Só o amor pode nos retirar de uma situação permanente de miséria. Só o amor pode nos fazer enxergar com os olhos sensíveis d'alma. Só o amor é a verdadeira fortaleza e somente ele pode nos libertar. Desnudar-se, portanto, faz-se fundamental!!!

Nenhum comentário: